| |

domingo, 24 de maio de 2009

Review - The Soloist



Por Alleto

 

 

            Domingo, Dia das Maes. Dia perfeito pra se passar na companhia daquela que te forneceu vida. E ontem, fui ao cinema com minha mae, ver um filme que por tempos ela estava a espera. O filme, chamado em ingles "The Soloist", conta a historia de um prodigio musical esquizofrenico e mendigo, que habita  as rodovias de Los Angeles, California. Conheceu um reporter da Los Angeles Times, que aceitou escrever uma coluna no jornal explicando a vida do mendigo.


 

            A historia foi até boa, se a pessoa que a assistira eh um amante de musica, e da graça que é a musica erudita. Para os que ja viram o filme "Amadeus"(1984), o espanto nos rostos das pessoas em volta do prodígio é bem nostalgico. Mas, o filme trás a idéia do prodígio de uma maneira diferente e inovadora, de uma maneira que adere aos tempos modernos, em que milhões são forcados a morar nas ruas, por diversos motivos que abrangem do comum, a falta de dinheiro. Em "The Soloist", Nathaniel Ayers Jr., o mendigo, é escutado por Steve Lopez, colunista da LA Times. Com o sucesso da coluna, a vida de Nathaniel muda completamente, principalmente suas dificuldades com a esquizofrenia desde seus tempos na Universidade de Musica Juilliard, a escola de musica mais concorrida do pais.

 

   Aos que decidirem de assisti-lo, eu recomendo. É uma historia fascinante até para os que não escutam musica erudita assim tão frequentemente, pois a paixão pela musica eh perceptivel em um nivel tão intenso, que é uma experiencia indescritível para quem assiste, e certamente foi para que o atuou. No filme mesmo, Steve Lopez menciona que "nunca amou nada, nem sua propria mulher, na mesma intensidade que Nathaniel amava musica, e como ele a apreciava."

 

              ****


The Soloist 

Direção : Joe Wright

Roteiro : Susanah Grant

             Steve Lopez

Main Cast : Jamie Foxx (Nathaniel Ayers)

                 Robert Downey Jr (Steve Lopez)

Produção : DreamWorks

0 comentários:

Postar um comentário